Profissionais Clínicos no Home Care

Você sabe quais são os profissionais Home Care habilitados? Ou seja, profissionais clínicos de saúde que podem te atender em casa?

Então vem com a gente que vamos te contar quais serviços clínicos você pode ter do conforto de sua casa!

Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, o home care tem se tornado cada vez mais comum principalmente pela necessidade de cuidados da pessoa idosa, para isso a assistência domiciliar compõe de diversos profissionais clínicos de acordo com cada caso.


Enfermeiro


As funções do enfermeiro home care mais procuradas são as assistenciais começando por um guia de trabalhos dependendo da complexidade de cada pessoa e do histórico traçado por avaliações anteriores.O enfermeiro acompanha o progresso do paciente, ensina os familiares e responsáveis pela pessoa idosa a realizarem os procedimentos necessários para seu bem estar.

Auxiliar de Enfermagem

Esse profissional sempre supervisionado pelo técnico ou pelo enfermeiro está apto a realizar curativos, injeções, administrar medicamentos, higienizar o paciente, alimentá-lo, aplicar vacinas, bem como outras atividades de baixa complexidade necessitando de um curso de 1 ano de duração.

Técnico de Enfermagem 


É o profissional que possui curso técnico com média de 2 anos de duração e que tem aptidão para a realização de atividades de média e alta complexidade juntamente da supervisão de um enfermeiro. Podendo calcular a dosagem de um medicamento, esterilizar utensílios cirúrgicos, realizar a coleta de materiais para exames, entre outras funções. 

profissionais home care
Profissionais Home Care


Cuidador X Enfermeiro – Profissionais Home Care


É comum o cuidador e o profissional de enfermagem serem designados como sinônimos, no entanto possuem atuações diferentes. A profissão de cuidador foi regularizada com as exigências estabelecidas em 2012 com a Lei 284/2011 atuando no auxílio da rotina de higiene pessoal, nutricional e ambiental e acompanha o deslocamento do paciente.


Fisioterapeuta


É caracterizada como uma assistência, uma vez que os cuidados fisioterápicos são realizados na casa do paciente, com uma avaliação profissional quanto a realidade e dificuldades do mesmo desenvolvendo atividades que promovam o tratamento da patologia ou de sequelas de traumatismo no sistema esquelético, sistema respiratório, cardíaco, locomotor e outros. Promove inclusão, melhora a qualidade de vida recuperando a saúde do paciente.


É o profissional que possui curso técnico com média de 2 anos de duração e que tem aptidão para a realização de atividades de média e alta complexidade juntamente da supervisão de um enfermeiro. Podendo calcular a dosagem de um medicamento, esterilizar utensílios cirúrgicos, realizar a coleta de materiais para exames, entre outras funções. 

 

Terapeuta ocupacional


O terapeuta ocupacional home care atua tanto no tratamento quanto na recuperação dos pacientes, mais voltadas para a reabilitação por doenças neurológicas como o AVC, o Parkinson e o Alzheimer, assim como o controle de doenças neurológicas como por exemplo, a Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro de Autismo. 


Médico

A visita médica domiciliar possui o intuito de amparar pacientes que não necessitem de internação, não substituindo o atendimento emergencial de forma a assegurar a saúde dos pacientes suscetíveis a desenvolver doenças crônicas.


Psicólogo


Também conhecido como Home-Based Therapy, é destinado a quaisquer pacientes que apresentem alterações relativas ou que interfiram em âmbitos psíquicos ou comportamentais, sejam em crianças, adolescentes, casais, portadores de necessidades especiais ou idosos.

O acompanhamento de psicologia domiciliar é recomendado a indivíduos com dificuldade de locomoção, como pessoas acamadas, pacientes de tratamento oncológico, que sofreram de AVC, que apresentam um estado de depressão ou fobia social, entre outras queixas, impossibilitados de comparecer a uma clínica ou hospital para passarem pelo tratamento. Dessa maneira, o profissional identifica qual o tratamento mais adequado às necessidades de cada caso, podendo encaminhar a um psicoterapeuta.

Fonoaudiólogo


Atuando na prevenção e no tratamento de patologias relacionadas à comunicação, abrangendo problemas relacionados à fala e o aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos, como da função auditiva periférica e central, distúrbios do processamento auditivo e da linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, voz, respiração, mastigação e deglutição, bem como dificuldades de comunicação que interferem na aprendizagem.


Esse profissional disponibiliza atendimento personalizado e programado de acordo com as necessidades de cada paciente, para alcançar um tratamento intensivo e mais eficaz, o que pode ser um diferencial podendo atingir resultados mais precocemente se comparados nos tratamentos realizados nas clínicas. Além de um atendimento humanizado, focado nos resultados e maior conforto e liberdade de expressão do paciente, por estar em seu ambiente familiar.

Nutricionista


O profissional nutricionista domiciliar pode auxiliar pacientes com deficiências nutricionais, aqueles que necessitam de reeducação alimentar,  pacientes com transtorno alimentar, gestantes, obesos e/ou ex-obesos, vegetarianos, pessoas em período pré ou pós-operatório de cirurgia bariátrica, hipertensão, entre outras patologias.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!