Benefícios do Pilates na terceira idade

Na terceira idade, o corpo fica mais frágil e a pessoa fica sujeita à diversas doenças, por isso, nessa fase é muito importante conciliar a prática de atividades físicas com uma boa alimentação

Com a prática de Pilates, o corpo ganha um fortalecimento de músculos e melhora da flexibilidade. E por isso essa prática é indicada para as pessoas que estão na terceira idade.

O Pilates na terceira idade realiza movimentos de alongamento e funciona como uma reeducação do movimento que trabalha o corpo todo, proporcionando equilíbrio muscular e mental. Atua na postura de forma a alongar e tonificar os músculos, além de melhorar a concentração.

Assim, a prática de Pilates oferece inúmeros benefícios para os idosos, pois além de fortalecer, ele auxilia na reabilitação das patologias que chegam com a idade.

Confira os principais benefícios do Pilates na terceira idade:

 

Fortalece o corpo

Na terceira idade, o corpo se torna mais frágil e vulnerável, ocasionando o enfraquecimento do corpo. A prática de Pilates fortalece o corpo e traz mais energia para a realização de tarefas cotidianas.

Aumenta a flexibilidade

A flexibilidade é a principal mudança que as pessoas notam ao praticar Pilates.  Esta flexibilidade se deve aos exercícios que trabalham o alongamento. 

Reduz as dores

É comum que o indivíduo sinta dores nas articulações quando entra na terceira idade. Os ossos tendem a se desgastar com o tempo, ocasionando problemas e dores.

Com o Pilates, o corpo todo se movimenta, ou seja, o corpo trabalha todas as articulações de uma só vez. Com isso, as dores desaparecem.

Aumenta o equilíbrio

Na terceira idade, o corpo perde a força e isso afeta o equilíbrio do corpo, facilitando quedas. Através do Pilates, a pessoa ganha mais força, restaurando seu equilíbrio.

Corrige a postura

O Pilates trabalha na postura porque realiza movimentos que fortalecem a coluna. Com isso, o praticante de Pilates melhora a postura e deixa seu corpo nos eixos!

Previne lesões

Como já dissemos acima, na terceira idade, o desequilíbrio corporal causa quedas e desgastes. Com a prática de Pilates, a pessoa fortalece o corpo e garante maior condicionamento físico, fazendo com que as lesões desapareçam e diminuindo as chances de surgirem novas.

Praticar Pilates na terceira idade é de extrema importância, pois o método proporciona diversos benefícios que melhoram a vida de quem o pratica!

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Descubra os Principais Sintomas do Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e sua progressão pode levar de 8 a 12 anos.

A pessoa portadora de Alzheimer perde, aos poucos, certas funções do cérebro, como aquelas que tratam de sua memória, de sua habilidade de pensamento abstrato e até mesmo da capacidade de cuidar de si mesmo. 

O Alzheimer é uma doença crônica. Isso porque quem recebe seu diagnóstico convive com ele diariamente. Infelizmente, a doença não tem cura, mas existem medicamentos e procedimentos que ajudam a tratar os sintomas. 

 

Conhecendo os sintomas do Alzheimer

 

Os médicos separam a evolução do mal de Alzheimer em quatro etapas diferentes, pois é uma doença degenerativa e seus sintomas pioram com o passar do tempo. 

Logo, os sintomas da doença são divididos em fases, já que os estágios da doença acontecem em quadros clínicos diferentes.

O primeiro estágio é quando aparecem os primeiros sintomas. Nessa fase, o paciente pode apresentar:

  • Comprometimento da memória (mesmo para situações que acabaram de acontecer);
  • Perda de interesse em atividades que gostava de fazer antes;
  • Alteração na personalidade;
  • Dificuldade para tomar decisões;
  • Se perder em locais familiares;
  • Dificuldade de aprendizado;
  • Mudanças de humor;

Na segunda fase do Alzheimer, o paciente apresenta:

  • Alucinações;
  • Dificuldade de falar;
  • Agitação constante
  • Dificuldade em morar sozinho;
  • Repetição constante das mesmas perguntas;
  • Agressividade; 
  • Problemas de coordenação motora.

Já na terceira fase da doença, o paciente pode ter: 

  • Comportamento inapropriado em público;
  • Dificuldade de compreensão das coisas ao redor;
  • Dificuldade para se alimentar e engolir;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Resistência em cumprir atividades diárias;
  • Deficiência motora.

A quarta fase do Alzheimer é a fase terminal. E nessa fase, o paciente pode apresentar:

  • Infecções constantes;
  • Mutismo;
  • Não reconhecer familiares ou amigos;

 

Previna-se contra o Alzheimer! 

 

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A importância de cuidar da saúde emocional dos familiares

Quando um ente querido adoece e demanda de cuidados com saúde física e/ou mental, a família costuma ser um grande apoio, oferecendo cuidados e um ambiente seguro.

Porém, dependendo do quadro do paciente e do preparo da família, a rotina pode se tornar muito desgastante e desafiadora.

Não são tarefas apenas de cuidado, e mesmo contando com ajuda especializada, como enfermeiros e cuidados, a família passa a ter sentimentos sobre aquela situação e precisar trabalhar com eles.

Alguns dos sentimentos mais comuns quando um familiar adoece: tristeza, ansiedade, falta de esperança, cansaço, raiva… Também existem os bons sentimentos quando há melhoras no quadro.

Entretanto, tudo isso gera uma montanha-russa de sensações, podendo levar ao esgotamento emocional e também prejudicar relacionamentos familiares.

Separamos aqui um pouco do que a família pode fazer neste momento, porém em alguns casos é necessário procurar uma ajuda profissional que cuide da mente e prepare os familiares para essa nova rotina.

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É importante que cada familiar cuide de sua própria saúde antes de estender a mão para o próximo, lembrando da famosa frase de avião “coloque a máscara primeiro em você”. Destacamos aqui o papel do autocuidado.

A saúde emocional dos familiares depende do oxigênio que vem através desta máscara.

Muitas vezes os familiares ficam com tantas tarefas que falta o tempo para cuidar de si, mas esquecem que se não estiverem bem não vão conseguir cuidar do próximo.

Alguns dos sintomas do esgotamento emocional: brigas familiares, impaciência, depressão, ansiedade, insônia e frustração.

Não negligencie a sua saúde, o seu familiar precisa de você, mas ele precisa de você tranquilo e equilibrado. Lembre-se quais são as suas necessidades básicas de cuidado, como:

  • Cuidar de plantinhas;
  • Passar um tempo a sós;
  • Ter uma rotina de beleza;
  • Sair com um amigo;
  • Praticar um esporte;
  • Comer saudável.

Essas são só algumas sugestões para o cuidado da saúde emocional dos familiares, porém o autocuidado vai além de dicas prontas, cada pessoa tem o que faz ela feliz e de bem com a vida.

Entretando, se ainda assim você não se sentir bem, procure um suporte psicológico.

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Quando e como contratar uma ambulância particular?

Sempre recebemos dúvidas sobre nossas ambulâncias e hoje resolvemos trazer esse conteúdo respondendo diversas dúvidas dos nossos pacientes e familiares.

 

Contratar o serviço de ambulância pode te trazer o conforto, segurança e praticidade que você procura 

 

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O que é uma ambulância particular?

 

A ambulância particular tem como objetivo realizar remoção de pacientes e atendimento local, com auxílio de equipe multidisciplinar de profissionais de saúde qualificados.

 

Dessa forma, o atendimento pode ser feito no próprio local, como também pode haver a remoção e encaminhamento de acordo com a complexidade de atendimento a ser realizado pelos profissionais.

 

O paciente então é levado para a clínica estabelecida pela família para dar continuidade ou início de um tratamento.

 

O serviço 24 horas facilita todo esse processo, pois pode ser acionado a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana.

 

O valor muda de acordo com as circunstâncias, como: local, hora do dia, tempo estimado, etc.. Faça seu orçamento conosco, sem compromisso!

 

Serviços de ambulância particular

 

Como dissemos, o serviço de ambulância promove conforto, comodidade e segurança no transporte de pacientes, independente da complexidade.

 

É possível contratar diversos tipos de ambulâncias, separamos algumas delas:

  • Ambulância para cobertura de eventos;
  • Ambulância para transporte inter-hospitalar;
  • Ambulância com atendimento domiciliar.

Algumas ambulâncias particulares aceitam convênios, consulte-nos para ver disponibilidade.

Como contratar uma ambulância particular?

Para contratar uma ambulância é necessário entrar em contato com a empresa (caso queira falar conosco, clique aqui). A partir disso verificar todas as tarifas e necessidades do paciente.

 

Lembre-se de dar todos os detalhes necessários e verificar a disponibilidade dos profissionais de saúde, assim como suas qualificações.

 

A VitalMais conta com diversos profissionais qualificados para atender você e a sua família da melhor forma!

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5 Vantagens do Home Care para pacientes idosos

Quando temos um familiar envelhecendo uma das preocupações é como será o cuidado desse idoso. Ficará em um lar ou receberá os cuidados em casa?

 

Neste artigo trouxemos 5 Vantagens do Home Care para pacientes idosos. 

 

Esperamos que te ajude na sua decisão e também que conheça mais sobre esse serviço.

 

Conforto

Um dos benefícios que consideramos mais vantajosos é manter o conforto da pessoa idosa. Sem mudança brusca da rotina, permanecendo muitas vezes na própria casa que já mora há anos e com a companhia de seus familiares.

 

Assim, podem fazer uso de suas próprias coisas, o que leva a uma qualidade melhor de vida e maior segurança do idoso no processo de envelhecimento.

 

Horários flexíveis – Vantagens do Home Care

 

No modo Home Care é possível estabelecer horários de acordo com a disponibilidade familiar e com a preferência do idoso.

 

O que contribui para uma melhor qualidade no dia a dia, visto que o horário é algo personalizado de acordo muitas vezes do que já acontece na vida do paciente.

 

Independência 

A independência também é uma das vantagens do home care para pacientes idosos.

Manter a independência da pessoa idosa é um ponto que vem se debatendo nos últimos anos. 

 

Pois, percebeu-se que idosos com maiores independências possuem quando necessário a recuperação mais rápida e uma saúde melhor tanto física quanto psicológica.

 

O Home Care proporciona que o idoso ainda realiza diversas realidades de sua rotina, do seu jeitinho, algumas vezes com pequenas adaptações. 

 

Cuidados

Em casa é possível contar com cuidado além dos profissionais. Os familiares conseguem auxiliar ainda mais no dia a dia.

 

Além da atenção especial que o paciente recebe garantindo uma melhor recuperação e bem estar.

 

Custo benefício – Vantagens do Home Care

O home care pode trazer o melhor custo benefício perto de todas as opções. Há muitas opções no mercado e as taxas podem ser vantajosas.

 

Geralmente a cobrança é por hora e varia com o tipo de profissional que o paciente precisa. Mas é possível fazer pacotes semanais, mensais e de horários.

 

Alguns planos de saúde cobrem os cuidados domiciliares também.

 

Conte com a VitalMais em todos os serviços de saúde Home Care. 

 

Cuidar da sua saúde é o que nos motiva.

 

 

 

 

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Dicas para cuidar de idosos acamados

O idoso acamado necessita de muitos cuidados, por isso é preciso contar com serviços profissionais de saúde e que a família esteja preparada para as suas demandas.

 

É essencial saber como cuidar, pois isso garantirá a recuperação de saúde e qualidade de vida, assim como o conforto e o bem estar do idoso acamado.

 

Atenção com o conforto com o idoso acamado

 

Ninguém gosta de ficar em um lugar ou posição desconfortável, muitas vezes o idoso não irá reclamar e nem pedir nada, então é preciso conhecer alguns confortos básicos.

 

O conforto garante uma melhor recuperação do idoso e a falta dele pode causar prejuízos como lesões e má circulação sanguínea.

 

Segue alguns passos básicos do que fazer:

 

  • O ambiente precisa ser bem iluminado durante o dia e que a noite possa ser tranquila e silenciosa;
  • Também é necessário um ambiente arejado e limpo;
  • Mudar o paciente de posição de 3 em 3 horas em média (pode variar dependendo do estado do paciente);
  • Ajudar o idoso a levantar a cama ou se ajustar para fazer atividades como ver televisão;
  • Propor conversas, músicas e outras atividades;
  • Fazer leves exercícios de alongamento quando possível;
  • Opte por lençóis de cores claras e mantenha roupas de cama limpas e sempre trocadas.

 

Alimentação para idoso acamado

É preciso colocar o idoso sentado para ele se alimentar e também durante medicações. Não oferecer nenhum líquido enquanto deitado.

 

Avaliar a capacidade do paciente em mastigar, cortando em pedaços menores ou amassando o alimento.

 

A alimentação por sonda exige preparação profissional, conte com a VitalMais.

 

Deve-se oferecer uma alimentação balanceada de acordo com a dieta do paciente e muita água.

 

Cuidados com higiene pessoal

 

A higiene pessoal se intensifica quando o idoso está acamado. É necessário saber lidar com necessidades fisiológicas, trocas de curativos e banhos.

 

Se o paciente não conseguir se locomover os banhos devem ser feitos na cama. Precisam ser diários e dados na hora mais quente do dia.

 

É preciso muito cuidado caso locomova o idoso até o banheiro, para evitar lesões e quedas.

 

Ficar atento com feridas no corpo e na boca antes de realizar qualquer procedimento de  limpeza.

 

A VitalMais disponibiliza tratamento qualificado com profissionais de diversas áreas da saúde. 

 

Envie uma mensagem para nós e faça um orçamento dos nossos serviços.

 

Conte com a VitalMais para cuidar da sua saúde e da sua família.

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A Importância de uma Alimentação Saudável

A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, acompanhada da prática de atividade física regular, traz diversos benefícios para a saúde, tais como o melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Você está querendo ter uma alimentação saudável na sua vida? Então continue lendo esse texto para ficar por dentro do assunto.

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Os benefícios de uma alimentação saudável são:

  • Garantia de mais energia para realizar as atividades do dia a dia e mais disposição para praticar atividade física; a prevenção de doenças infecciosas, já que uma a alimentação saudável e equilibrada é capaz de promover a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções de forma mais eficaz;
  • Diminuição do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, por exemplo, já que a alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras podem ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo doenças;
  • Ação do crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, da pele e dos músculos, e, por isso, tem papel essencial no desenvolvimento da criança e no processo de ganho de massa muscular e emagrecimento;
  • Melhoria no rendimento e a concentração, pois favorece o bom funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso; 

Mais disposição, pois ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo, além de estar diretamente relacionada com a energia fornecida ao organismo pelos alimentos;

a regularização da produção de hormônios, atuando na prevenção de doenças relacionadas com a tireoide e fertilidade, por exemplo; a prevenção do envelhecimento precoce, isso porque uma alimentação rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para o melhor aspecto da pele e atrasando o aparecimento dos sinais de envelhecimento; a melhora na qualidade do sono, já que alguns alimentos aumentam a produção de melatonina, o que influencia diretamente na qualidade do sono.

Para obter maiores benefícios, além da alimentação também é importante praticar regularmente atividade física, pois o exercício contribui para o ganho de massa muscular e perda de gordura, além de aumentar a disposição. Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um nutricionista para que seja possível ser indicada uma alimentação adequada para a idade, estilo de vida e histórico de saúde, e, assim, garantir os benefícios de uma alimentação saudável.

 

Como ter uma alimentação saudável?

Para ter uma alimentação saudável e garantir os benefícios, é importante tomar algumas atitudes simples, como por exemplo:

  • Beber pelo menos 2 litro de água por dia;
  • Ter uma alimentação variada, alternando as frutas e legumes que são consumidos diariamente, e variando entre carne, frango e peixe como principais fontes de proteínas;
  • Comer pelo menos 2 unidades de fruta por dia;
  • Consumir legumes e verduras no almoço e no jantar;
  • Incluir proteínas como queijos e ovos nos café da manhã e no lanche da tarde;
  • Reduzir o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais.
  • Preferir alimentos integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  • Evitar o consumo de  açúcar e gordura;
  • Evitar o consumo de alimentos processadas

Além disso, é importante preferir alimentos naturais e pouco processados, pois possuem uma quantidade maior e melhor de nutrientes do que os alimentos processados.

 

Consequências de uma alimentação inadequada.

Vale ressaltar que são várias as consequências de uma alimentação inadequada. Dentre elas, são:

 

  • Doenças cardiovasculares: resultado do excesso de sal e sódio nas refeições; 
  • Obesidade e sobrepeso: devido ao consumo excessivo de gorduras, açúcares, carboidratos simples e proteína; 
  • Diabetes tipo 2: resultado do exagero em comidas doces e com muita farinha. 
  • Câncer: consequência do excesso de gordura no organismo produzindo hormônios em excesso que provocam danos às células; 
  • Anemia: decorrente da falta de ferro no organismo – que pode acontecer quando a alimentação é inadequada; colesterol elevado: relacionado principalmente ao consumo excessivo de gordura animal.

 

Dentre outros problemas, como: constipação, baixa imunidade, gastrite, insônia e dificuldade para respirar, dor nas articulações, transtornos alimentares, etc.

Uma alimentação saudável e equilibrada pode fazer toda a diferença na sua vida! Se você está em busca de melhorar cada vez mais os seus hábitos, saiba que a VitalMais está ao seu lado! 


A VitalMais conta com profissionais capacitados, entre eles, nutricionistas que irão te ajudar a ter uma alimentação equilibrada e a sua saúde em dia.
Entre em contato para mais informações. 

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A Importância da Qualidade de um Sono

A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.

Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Não importa a rotina, todo mundo precisa descansar ao fim do dia. Estabelecer um horário para dormir e para acordar é necessário para um sono mais saudável. A quantidade de tempo em que se dorme pode favorecer o ciclo de sono completo do organismo, de acordo com suas fases: 

  • Na primeira fase, a pessoa está adormecendo – em uma zona entre estar acordado e estar dormindo. Neste momento o cérebro está trabalhando de maneira irregular, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta.  
  • Na segunda fase o sono leve se inicia quando a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem.
  • Na terceira fase, as ondas cerebrais diminuem seu ritmo e a pessoa entra em sono profundo.
  • A quarta fase ocorre durante este momento desacordado e é quando organismo libera hormônios de crescimento, tecidos se recuperam e o corpo repõe a energia gasta.
  • É na quinta fase que a pessoa começa a sonhar. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza uma espécie de faxina na memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas no dia.

Quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis e produtivas.

Pessoas que dormem mal, como as que têm dificuldades de dormir, podem ter suas rotinas impactadas de diferentes formas.

Além de sentir sonolência durante o dia, podem acabar sofrendo com menor performance no trabalho e nos estudos, mudanças de humor, irritação e cansaço. 

importancia do sono

 

O que acontece se eu ficar 24 horas acordado?

Porém, está enganado quem pensa que só o tempo de duração do sono é o que define a qualidade do sono. Segundo estudos, alguns detalhes fazem toda a diferença. Um exemplo é o tempo de demora para cair no sono.

Adormecer em até 30 minutos e acordar no máximo uma vez durante a madrugada são alguns dos parâmetros para definir a qualidade do sono.

A famosa “soneca da tarde” também pode fazer bem, ainda que não se deva passar de 20 minutos por dia. Caso contrário, o descanso ficará prejudicado no período da noite.

Assim, entende-se que a importância do sono é indispensável para o ser humano.

Afinal, quando você tem uma boa noite de sono, o dia seguinte flui melhor e é possível ser mais produtivo nas atividades diárias, como escola e trabalho.

Portanto, é relevante buscar meios de ter um sono de qualidade e que forneça a energia de que você necessita para o dia a dia.