Perda auditiva leva precisa de aparelho?

Você sabia que a perda auditiva leve pode trazer muitas consequências para a vida de uma pessoa? Começa com uma perda de qualidade de vida, afetando em seguida diversas áreas.

 

É normal que, ao perder um pouco de audição, o paciente passe a querer conversar menos, pois muitas vezes sente um incômodo ao não entender tão bem e pedir para repetir algumas vezes, começando com falhas na comunicação e também com desconfortos de reuniões e encontros de amigos e famílias.

 

O uso do aparelho auditivo vem como uma tratamento para reduzir problemas e garantir que o paciente retorne a uma vida normal, com convívio e conversas de rotina.

perda auditiva leve

 

Entenda a perda auditiva leve

 

Existem alguns critérios para definir a perda auditiva e o seu grau, classificado em: leve; moderada; moderadamente severa; e severa.

 

A classificação é feita a partir de alguns exames sonoros aplicados no paciente e o resultado numérico indicará o seu grau. O laudo médico inclui ainda outras particularidades específicas, que podemos discutir em outro momento. Neste momento, focaremos na perda auditiva leve.

 

Ressalta-se que independente do grau, identificando perda auditiva, o paciente não está mais dentro dos padrões de normalidade, o que afeta o seu dia a dia, dessa forma, é necessário iniciar o tratamento.

 

Um dos principais sintomas para detectar a perda auditiva é a dificuldade de ouvir falar mais baixas e também de estabelecer diálogos em lugares mais barulhentos. A perda auditiva começa de forma gradual, são raros casos de perda súbita.

 

Pessoas que tem um maior convivio social acabam percebendo mais rápido. Também existem situações que o paciente identifica um zumbido e logo após procede o diagnóstico.

Por que o uso do aparelho auditivo é importante?

Imagine você numa festa onde não consegue escutar ninguém, ou ainda, não consegue ouvir o barulho dos pássaros e pequenos ruídos, isso te afeta?

 

É claro! E, é por isso que o aparelho auditivo é tão importante, é ele que garante que o paciente seguirá uma vida normal, participará de todos os eventos como antes.

 

Conhece alguém que está com dificuldades de ouvir de forma leve? 

 

O melhor a fazer é procurar o profissional fonoaudiólogo para realizar exames e estabelecer o acompanhamento e tratamento correto. Recebendo todo o suporte necessário para uma vida melhor.

 

Precisa de um profissional em sua casa? Contate a VitalMais!