Terapia Ocupacional – Home Care

Você sabe o que é Terapia Ocupacional no Home Care? Sabe para quem ela é indicada e qual a sua importância?

Este artigo foi escrito para contar um pouco mais sobre esse tema, fique com a gente e saiba mais sobre esse atendimento.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) define a terapia ocupacional enquanto uma “profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”. 


A terapia ocupacional atua na prevenção e no tratamento de patologias através de especialidades terapêuticas, promovendo a reabilitação dos pacientes com comprometimento de suas capacidades funcionais, de aprendizagem, com perdas físicas, mentais e sociais.


Algumas das especialidade da Terapia Ocupacional no Home Care

 

  • Trabalhos em contextos hospitalares e/ou sociais
  • Saúde mental
  • Saúde coletiva
  • Saúde da família
  • Saúde funcional
Terapia ocupacional no Home Care
Terapia ocupacional no Home Care

Pessoa que sofre de algum transtorno mental



Nesse caso, o profissional terapeuta ocupacional trabalha no desenvolvimento de uma rotina de atividades diárias criando um senso de propósito para o paciente, aumentando sua autoconfiança, autoestima e independência. O profissional pode auxiliar o indivíduo em tarefas simples de autocuidado, identificar seus problemas e propondo novas maneiras para que se ocupe o tempo de forma prazerosa. 

Criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor



O terapeuta ocupacional estuda o desenvolvimento infantil estimulando as partes motora, sensorial e neurológica da criança, ele direciona brinquedos e atividades conforme a idade e a necessidade de cada paciente.

Reabilitação de comprometimentos físicos



Geralmente os comprometimentos físicos são causados por doenças neurológicas como o AVC, o Parkinson e o Alzheimer, bem como o controle de doenças neurológicas como, a Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro do Autismo. Atualmente, até a icterícia neonatal pode ser tratada em casa, sem necessitar estender por mais dias a internação da criança e da mãe após o parto.

 

Agora que você já sabe qual a função de um terapeuta ocupacional no Home Care, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!