Riscos da automedicação

A automedicação é o uso de medicamentos sem a orientação de um médico, enfermeira ou outro profissional de saúde. Ela geralmente é realizada por alguém que não tem uma condição médica existente e/ou que não tenha consultado seu médico como parte de uma consulta de rotina. É uma prática que pode ser perigosa para pessoas com determinadas condições. Confira os principais riscos da automedicação.

A automedicação pode esconder condições graves.

A automedicação não é recomendada porque pode levar a reações adversas. Muitos medicamentos têm efeitos colaterais que podem ser graves, até mesmo ameaçadores à vida. Além disso, alguns medicamentos interagem com outros medicamentos que você pode estar tomando ou com alimentos que você está comendo. Se você tiver dúvidas sobre a segurança de qualquer medicamento e seus riscos, é necessário conversar com seu médico ou farmacêutico antes de usá-lo.

 

Muitos medicamentos de venda livre podem ter efeitos colaterais graves para muitas pessoas.

Você também deve estar ciente de que os medicamentos de venda livre podem ter efeitos colaterais graves para muitas pessoas. Muitas vezes os medicamentos não são recomendados para pessoas com determinadas condições médicas ou que tomam outros medicamentos, por isso é importante conversar com seu médico antes de usá-los.

Você pode se sentir tentado a se automedicar porque não quer passar pelo incômodo de consultar um médico ou obter uma receita, mas tenha em mente que estes passos extras não são inconvenientes – eles podem salvar sua vida!

 

Consulte sempre um médico.

Recomendamos que você consulte um profissional médico antes de tomar qualquer medicação. Como já vimos, há muitas coisas que podem dar errado com a automedicação. Consulte sempre um médico.

 

A VitalMais oferece todo apoio profissional necessário para cuidado HomeCare, pode contar com a gente também!