Doenças mais comuns na terceira idade

Existem algumas doenças que chegam apenas na terceira idade e outras que são mais comuns na velhice, descubra aqui quais são as principais e um pouco sobre cada uma delas.

Pelo maior risco de infecção, a inconstância da imunidade dos idosos e a deficiência natural de Vitamina B algumas doenças são mais comuns na terceira idade, como:


Diabetes


A glicemia descompensada salienta dificuldades frequentes nessa fase da vidaelevando o risco de demências como o Alzheimer e a neuropatia diabética.
Pode incapacitar o idoso, fazendo com que a pessoa perca a firmeza no andar, o uso de muitos medicamentos, assim como outros problemas que surgem conforme a idade, impactam a qualidade de vida e aumentam o risco de morte.


Infecção Urinária


É uma das doenças bacterianas mais comuns principalmente na terceira idade em que é comum a imunidade ser baixa. A manifestação de processos infecciosos do trato urinário também são decorrentes do aumento da próstata.


É preciso maior atenção aos sintomas atípicos, como: urina escura ou com sangramento, comportamentos agressivos ou de muita calmaria, confusão mental e mudanças repentinas de humor.


O tratamento e a prevenção da infecção urinária são: ter um cuidado maior sobre a higiene íntima, se atentar a troca de fraldas frequentemente, alimentação rica em nutrientes.


Derrame


Também conhecido pela sigla AVC, a qual é relacionada ao termo: acidente vascular cerebral se trata da interrupção da oxigenação do cérebro podendo provocar sequelas graves e até a morte do indivíduo.

Doenças comuns na terceira idade


Fatores de risco 

  • Sedentarismo
  • Diabetes mellitus
  • Sobrepeso e obesidade
  • Tabagismo
  • Hipertensão Arterial Sistêmica

Osteoporose

Em geral não manifesta sintomas, sendo descoberta pelas fraturas. É frequente após o período da menopausa pela fragilidade e predisposição a quedas.

As maneiras de prevenção são: o consumo de alimentos ricos em cálcio, a prática regular de exercícios físicos sempre acompanhada de um profissional da saúde.
Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato conosco!