Cuidados com a Osteoporose

Um dos motivos da queda em indivíduos na velhice é a osteoporose, uma patologia silenciosa na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. Os locais mais atingidos são a coluna, o punho, a bacia e os braços.

Fica muito mais difícil realizar atividades que pareciam simples, como abaixar, ficar muito tempo em uma única posição ou realizar movimentos repetitivos.

Doenças autoimunes, disfunção da tireoide, influência genética e o uso de alguns medicamentos, podem ser a causa da osteoporose. 

Se você ou alguém da sua família apresenta alguns sintomas como enfraquecimento ou dor óssea, leia esse artigo para conhecer melhor e saber lidar com essa doença que pode vir de forma muito silenciosa.


Fatores de risco 

  • Sedentarismo;
  • Consumo de álcool;
  • Tabagismo;
  • Deficiência de Cálcio e Vitamina D;
  • Histórico familiar da doença;
  • Baixo peso corporal.

Sintomas de Osteoporose


Por ser uma doença silenciosa o primeiro sinal pode surgir em uma fase mais avançada como uma fratura espontânea de um osso que enfraqueceu não suportando nenhum esforço. Dor ou sensibilidade óssea, postura curvada e diminuição da estatura com o passar do tempo são outros sintomas que podem surgir com a evolução da doença.

Osteoporose
Fatores de Risco para a Osteoporose


Diagnóstico e tratamento


É preciso investigar o que provocou a osteoporose, no entanto o diagnóstico é feito pelo exame da Densitometria Óssea, indicado a todas as mulheres acima de 65 anos e homens acima dos 70 anos, a qual avalia a densidade dos ossos e dos músculos do corpo.


Prevenção da Osteoporose


A prática regular de exercícios físicos melhora o equilíbrio auxiliando a evitar possíveis quedas bem como uma alimentação rica em cálcio e Vitamina D, evitar o consumo de café, bebidas alcoólicas e o hábito de fumar.


Conte com a Vital Mais! Clique aqui e entre em contato para conhecer nossos serviços e profissionais.