A solidão da Terceira Idade no Isolamento social
O sentimento de solidão e isolamento social se intensificou ainda mais em meio a pandemia pela Covid-19.
A partir da década de 2050, a população brasileira acima dos 60 anos será o dobro do contingente de crianças e adolescentes com menos de 14 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Entretanto, apesar de o país estar envelhecendo, as pessoas idosas estão cada vez mais solitárias.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em 2017, apontou que a solidão é o maior temor dos brasileiros na terceira idade.
As pessoas estão envelhecendo sem qualidade de vida, o que intensifica o medo da solidão ao envelhecer e a ânsia por se sentir útil na sociedade. Alguns hábitos são importantes, como:
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Mantenha o cérebro ativo;
- Amplie seu círculo social.
A solidão é uma profunda sensação de vazio e isolamento. Perceber a perda da juventude, da memória, disposição e mobilidade, são situações que levam a pessoa idosa a um profundo sentimento de solidão.
A partir dos 65 anos de idade, muitos idosos passam mais de 8 horas por dia sem companhia.
O sentimento de solidão aumenta os problemas psicológicos, como a tristeza profunda, depressão, pessimismo, ansiedade, irritabilidade, baixa estima, e nervosismo.
A dor da solidão provoca alterações significativas no organismo, as quais são equivalentes ao envelhecimento natural, como:
- Risco aumentado de doenças cardíacas
- Solidão acelera o aparecimento de quadros de infarto, com complicações que podem levar ao óbito;
- Elevação da pressão arterial;
- Imunidade é reduzida;
- Alteração no sono;
- Constante sensação de cansaço físico e mental.
- Declínio da memória, tornando mais curta a capacidade de assimilar informações.
O convívio com o outro é uma necessidade básica do ser humano, o que podemos perceber ainda mais em tempos pandêmicos em que precisamos estar em isolamento social podendo agravar problemas de saúde.
Atualmente, as famílias têm horários de trabalho estendidos e muitas tarefas que podem impedir que o idoso esteja presente.
Por isso os cuidadores da Vital Mais são orientados e treinados pois sabemos que com a presença do nosso cuidador, diminui-se a solidão e consequentemente o índice de mortalidade.
O atendimento prestado fará com que os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais os quais são impactados pela solidão diminuam auxiliando os idosos nas atividades do cotidiano, principalmente naquelas que apresentam dificuldades em realizar sozinhos. O que além da companhia e auxílio, garante segurança ao idoso, mantendo ou retomando sua vida.
Os cuidados oferecidos pela Vital Mais focam na ajuda para as atividades diárias da vida do idoso e da pessoa necessitada, como:
– Lembrança da medicação;
– Acompanhamento a consultas médicas;
– Alimentação;
– Auxílio no banho e na vestimenta;
– Assistência à locomoção;
– Prevenção de acidentes;
– Auxílio em tarefas pessoais e profissionais;
– Informação à família
Conte com a Vital Mais.
Clique aqui e entre em contato com a gente!