A Importância da Qualidade de um Sono

A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas.

Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é, então, hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Não importa a rotina, todo mundo precisa descansar ao fim do dia. Estabelecer um horário para dormir e para acordar é necessário para um sono mais saudável. A quantidade de tempo em que se dorme pode favorecer o ciclo de sono completo do organismo, de acordo com suas fases: 

  • Na primeira fase, a pessoa está adormecendo – em uma zona entre estar acordado e estar dormindo. Neste momento o cérebro está trabalhando de maneira irregular, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta.  
  • Na segunda fase o sono leve se inicia quando a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem.
  • Na terceira fase, as ondas cerebrais diminuem seu ritmo e a pessoa entra em sono profundo.
  • A quarta fase ocorre durante este momento desacordado e é quando organismo libera hormônios de crescimento, tecidos se recuperam e o corpo repõe a energia gasta.
  • É na quinta fase que a pessoa começa a sonhar. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza uma espécie de faxina na memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas no dia.

Quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis e produtivas.

Pessoas que dormem mal, como as que têm dificuldades de dormir, podem ter suas rotinas impactadas de diferentes formas.

Além de sentir sonolência durante o dia, podem acabar sofrendo com menor performance no trabalho e nos estudos, mudanças de humor, irritação e cansaço. 

importancia do sono

 

O que acontece se eu ficar 24 horas acordado?

Porém, está enganado quem pensa que só o tempo de duração do sono é o que define a qualidade do sono. Segundo estudos, alguns detalhes fazem toda a diferença. Um exemplo é o tempo de demora para cair no sono.

Adormecer em até 30 minutos e acordar no máximo uma vez durante a madrugada são alguns dos parâmetros para definir a qualidade do sono.

A famosa “soneca da tarde” também pode fazer bem, ainda que não se deva passar de 20 minutos por dia. Caso contrário, o descanso ficará prejudicado no período da noite.

Assim, entende-se que a importância do sono é indispensável para o ser humano.

Afinal, quando você tem uma boa noite de sono, o dia seguinte flui melhor e é possível ser mais produtivo nas atividades diárias, como escola e trabalho.

Portanto, é relevante buscar meios de ter um sono de qualidade e que forneça a energia de que você necessita para o dia a dia.